Na Hariis Somos Felizes
Novidade: Consulta de Pediatria do Desenvolvimento
Fisioterapia Pediátrica
A fisioterapia pediátrica dedica-se ao tratamento de disfunções e/ou alterações que dizem respeito a crianças e jovens. O objetivo desta fisioterapia especializada é restaurar e/ou promover o movimento ativo no sentido de desenvolver o máximo de autonomia da criança ou jovem, respeitando todas as suas fases de desenvolvimento, e criando condições favoráveis ao seu correto desenvolvimento motor.
Em que situações atua? Condições neuro-músculo-esqueléticas (torcicolo muscular congénito/ adquirido; plagiocefalia, entre outras alterações cranianas; pé boto; displasia da anca; fraturas; entorses; roturas musculares; escoliose); Condições respiratórias (bronquiolite; rinorreia; asma; Pneumonia; Rinite; fFbrose quística; rinite e/ou sinusite); Atraso no desenvolvimento motor.
Pilates Clínico
O pilates clínico é uma modalidade de exercício terapêutico orientado por fisioterapeutas.
Pode ser realizado para indivíduos de todas as idades e com as mais variadas condições e/ou patologias, sendo uma atividade adaptada às necessidades de cada um.
Vantagens:
- mobilidade articular
- equilíbrio e coordenação;
- força muscular
- consciência corporal
- relaxamento e sensação de bem-estar
Pilates na Gravidez
Sendo uma modalidade de exercício terapêutico sem riscos associados, o pilates clínico na gravidez atua como facilitador do trabalho de parto. O principal objetivo das sessões de pilates clínico é promover uma maior mobilidade lombopélvica, preparando essas estruturas para o momento do nascimento do seu bebé. A par disso, o pilates durante a gravidez ajuda na prevenção de dores e desconfortos e aumenta a sensação de bem-estar geral.
Pilates no Pós-Parto
O pilates clínico pode ser um excelente aliado no pós parto, uma vez que favorece o trabalho muscular e permite o regresso à forma física de forma correta, prevenindo situações de tensão muscular, diástase abdominal e incontinência urinária.
Quando devo iniciar? O regresso à atividade física é variável dependendo do tipo de parto:
- parto vaginal: 4-6 semanas
- parto por cesariana: 6-8 semanas
De maneira a prevenir o início precoce das sessões e de modo a facilitar a preparação das mesmas, para que sejam o mais adaptadas possível, recomendamos a realização de uma sessão de avaliação pélvica.